Cartografia do espaço: olhares que estabelecem relação

Espelho negro. Quadro negro. Tudo o quê é fundo se destaca. (Pro)fundo…
Ao lado, uma gaiola imensa – máquina do tempo enferrujada. Sobra foligens nos meus dedos… Me desfaço, corrosiva. Da fresta de uma porta gigante e vidros transparentes percebo um fluxo fino e rasgante. Não consigo ver de onde vem o vento e as coisas…

Pátina. Patina. Empurra e enruga. Enruga o chão: dobras estrelares de 6 pontas e 12 pontos. Vermelho, marrom, ferrugem, mosaico. As peças sobressaem e saem. Sons sobressaem. Imagem sai. Reflexos sobressaem. Do fundo, imundo. Cristais, frágeis… no vidro: “Colégio Brasileiro de Estudos – SODUTSE SOTLA”. Aos contrários…  (pixação) Joice? Tentativas de encontro…
Ranhuras. Fechaduras. Tudo que fecha está aberto. Tudo que está exposto, encoberto. Feixes de sombras. Roncar da moto. Atravesso. Rasantes! Paro. 
Encolhida. Foi por muito pouco...
Os morcegos gritam, silvando sobre mim…

Novamente, na encruzilhada: contemplo o risco. Não consigo saber se vão para longe ou se vem em minha direção. Efeitos visuais... Fui a primeira chegar no andar. Lidia chega e ainda estou imóvel na encruzilhada. Penso que a protejo de longe e muda. Ela consegue atravessar sem que nenhuma sombra plane sobre ela. O corredor parece estar encantado. Enquanto ela caminha, carrega todo o espaço consigo. Agora eu vou! Corre! Não, anda… Nada. Parece que foi só um aviso. Acho que tem a ver com inaugurar caminhos. Caminho solitário e povoado por muitos entes, dentre eles, o risco-ente. Cadê a Bruna?

Restos de comida de morcego. Orgânica como a madeira que pereceu neste espaço. O vento traz folhas verdes e a vida para cá, para dentro… Medo dos quartos vazios. Das passagens, da sombra que emana som (Oh↓)… que som é esse?! Meu Deus, tem alguém aqui! Deus, como você é fugaz... Bruna chega e logo lhe esqueço. Sinto-me acolhida com a presença da Bruna e vejo: a silhueta humana num daqueles quartos antigos, como casa de vó. Um homem se levanta da cadeira: “Preciso me esconder pra descansar”. Falas. Reconhecimentos e acolhimentos…

Parto. Da claraboia que abre e não ilumina. Da claraboia que fecha, o vidro mostra. Paradoxos.
OK  680  │690   │700   │710  
As portas de madeira perderam serventia. Estão escoradas nas paredes
_______________________________________________________
Suspensão do Tempo: que salão imenso! O espelho cobre todo o teto! Um teto de motel para um espaço subutilizado, abandonado... Quanto dinheiro jogado fora! Tudo está em obra e se faz obra, sem capacetes ou sinto de segurança.

Subo e em cada degrau, o nome de um músico, de uma compositora. Quem inaugura e fecha o lance de escadas é Aretha Franklin e Rita Lee. Lembro do feminino de Louise Bourgeois. O último andar me entorta. Molda. Agora, juntas, ante a entrada da última sala, achatada, sonoramente estranha, sombria, apavorante… Não tenho coragem. Ninguém teve. É o nosso limite. Voltamos ao térreo. Silêncio

Comentários

Postagens mais visitadas