maybe about sea monsters (episódio1)

, maybe about boderlines about ex-humanities about other languages to create other bodys to recreate an idea of body to recreate an idea of being human




era segunda-feira, 20.06 quando desejei esta cartografia. era a cozinha da minha casa. esta casa que gosto de dizer minha embora seja ainda uma interrogação às pessoas próximas o destino geográfico que toma a fala quando digo "minha casa". tinham duas panelas no fogo. fervendo legumes e hortaliças para sopas diferentes. eu estava entre a pia e o fogão lembrando do quê? serenidade. recebi alguns convites para andar até ali na sala e fumar uns cigarros. mas não. as coisas se sustentam através das fronteiras. as coisas se sustentam pelas fronteiras. se sustentam apesar das fronteiras. é que "as fronteiras" não são em absoluto. variando a matéria da qual elas são feitas muda, é claro, a relação. e sinto que aqui nesta casa aprendo fronteiras. neste tempo, na verdade. sinto um tempo de fronteiras. des | pu | do | ri | za | ção de fronteiras. e começo a amar esta palavra do mesmo modo inesperado que passei a amar o mar. era isso a lembrança: uma música de uma banda carioca que se chama "baleia". o nome da música é "motim". era isso a lembrança: monstros do mar. refluxos. destinações. valas. desesperos. naufrágios. 

meus amores, e se o mar estiver cheio de tubarões? 
                                                                           
                                                                 d
                                                                         e
                                                                     
                                                                                   v
                                                                                     
                                                                            i
                                                                             
                                                                                            r -
                                                                                     t
                                                                             
                                                                                                  u
                                                                                   
                                                                                              b
                                                                                 
                                                                                                     a
                                                                                     
                                                                                              r
                                                                                     
                                                                                    ã
                                                                                     
                                                                                          o

a mandíbula a mandíbula a mandíbula. a nuance delicada entre um carinho e um golpe de dentes. a diferença das doses entre o dar consistência ao que se mastiga e o estraçalhar o mastigado em uma massa amorfa. ou o susto inerte da profusão: deixar-se tombar sem reexistência. sem arriscar a dança. da fuga, que seja. da hipnose. da imobilidade vívida e aberta a um susto que exija. os meus pedaços eu costuro em um quarto que respeita as frestas de luz, embora as vezes se ache escuro demais. no entanto há qualquer coisa na euforia da luminescência que ofusca certos micro-organismos-movimentos essenciais à ginástica aracniana de escutar, confiar e dançar com/pela rede. não estranho esta composição de ser uma baleia que navega sendo borda e salta e bate a calda levantando ondas para em seguida ir embora. ainda estranho. ainda estranho a destreza da percepção e a assertividade do tempo de cartografar. ainda suspeito da deriva. juro. não queria, mas existem essas forças da dúvida ruim. da dúvida racionalista. e existe o medo ruim. e a cobrança ruim. o destempero das doses. e existe o destino. que vai se fazendo por nós mesmas em segredo. talvez para que não tenhamos sequer a chance de desviar dele por algum destes motivos iluministas. a pequisa-viva. a pesquisa-vida. um arrepio. os mistérios no corpo são os segredos da história? são as lacunas mal-ditas? o que escapa inapreensível e no entanto move, e no entanto faz chover, e no entanto ritorna...,   



de 
quantas 
     distâncias se faz um             
         
coletivo 
coletivo
amor     
      amor 


de
quantas
co-incidências



há toda uma política de desfeituras e exercícios de descrenças que precisam ser disciplinarmente acreditados para que se enfraqueça o plano neoliberal das nossas próprias kinesferas. isto se ainda operamos por subtrações. que é, em todo caso, o modo mais largamente ensinado. mas talvez um outro jeito de agir esta coisa, e ainda encenando academicismos, seria dizer que: há toda uma política da delicadeza que requer a precisão e o cuidado de quem tece teias entre arranha-céus. a atenção e a confiança na pele de um bicho que anda no escuro. a desprogramação, segundo a segundo, do que é exigência capital da humanidade em nós.

Em Deleuze-Guattari:

Há toda uma política dos devires-animais, como uma política da feitiçaria: esta política se elabora em agenciamentos que não são nem os da família, nem os da religião, nem os do Estado. Eles exprimiriam antes grupos minoritários, ou oprimidos, ou proibidos, ou revoltados, ou sempre na borda das instituições reconhecidas, mais secretos ainda por serem extrínsecos, em suma, anômicos. Se o devir-animal toma a forma de Tentação, e de monstros suscitados na imaginação pelo demônio, é por acompanhar-se em suas origens como em sua empreitada, por uma ruptura com as instituições centrais, estabelecidas ou que buscam se estabelecer. (DELEUZE-GUATTARI, "Mil-platôs 4: 1730 - Devir-intenso, devir-animal, devir-imperceptível", p. 25. SP, Ed. 34, 1997.)



é a convite dos monstros que finalmente traímos.

a arte, inclusive.
a dança.

e de fato a confusão que sentimos joga com a culpa que é resquício do humano instituído. do tempo instituído. do trabalho instituído como produtivo. a correr atrás do que, não é mesmo? a exigir respostas para onde? descolar. desaderir. escovar células mortas. aproximar o coração do chão. a eletrizante diferença da anomalia é uma possibilidade bípede que produz espaços de desvio porque sim.





[continua]



em ressonância com 
"o aracniano" de fernand deligny 
a palestra de peter pál palbart acerca 
do seu livro "o avesso do niilismo" (parque lage,maio'17)
o conceito de devir-animal em deleuze-guattari






























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