Apenas andar devagar


27/03/18


Por aqui a intensidade dos últimos acontecimentos tem tornado o ar pesado e difícil de respirar, ainda assim parece que a tensão nos deixa acelerados, num paradoxo estranho e desconfortável.

Pois abraçamos o convite do c.e.m para uma ação corpo-política – um andar devagar e a escuta atenta do que se desdobra a partir dele.

Nos juntamos no Largo do Machado, de onde saímos em teia, corpos juntos-separados, por ruas movimentadas numa tarde ensolarada de terça.

Thais, Lidia, Raquel, Bruna, Tamara vamos muito lentamente nos descolando do tempo da cidade, entrando num estado de observação que a mim dá a sensação de entorpecimento; registro falas que me cruzam e seguem ressoando, distantes.. imagens aparecem borradas, detalhes pequenos me parecem muito interessantes, perco a noção do tempo cronológico..

Ao nos deslocarmos nessa velocidade o mundo é uma grande vitrine a passar por nós; com olhos e poros abertos sorvemos os sons, as imagens, os cheiros e os ventos daquilo que nos perpassa.

Ao nos deslocarmos nessa velocidade as feridas da cidade se escancaram diante de nós: não há para onde fugir, é preciso sustentar, ver com o corpo, sentir, engolir; ou não engolir.

A cabeça que pende de leve para trás deixa os olhos verem o mundo, enorme! O olhar se volta repetidas vezes às copas das árvores, ao topo dos edifícios, ao céu azul. É assustador como nos condicionamos a pender a cabeça à frente e enxergar o próprio umbigo. Ou o próprio celular, a bolha, o mundo particular.

Atravessando a rua, atravessando o tempo do relógio, atravessando a lógica do olhar sem ver, vamos nos movendo num tempo esgarçado, separadas-juntas, expandindo-contraindo, experimentando uma formação elástica, com acordos invisíveis. Me sinto a proteger e a ser protegida, sinto a força da teia e a potência da ação de andar devagar num bairro movimentado de uma cidade grande.

Nossa caminhada nos deságua na São Salvador, a praça que com seus redondos inspira a simplicidade do olhar em volta.







Tamara


Comentários

Postagens mais visitadas